quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Entrega Certificados do Programa Superação Jovem


O ensino de leitura que engloba concomitantemente desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas que impulsionam a construção da autonomia, a colaboração, a autogestão e capacidade de leitura favorece a entrada dos estudantes num ciclo de desempenho virtuoso, em que “as atitudes em relação à leitura e à aprendizagem, a motivação, envolvimento em atividades de leitura e proficiência em leitura reforçam-se mutuamente” (PISA, 2009).
Durante o ano de 2013, nossa escola encontrou diamantes brutos que foram se lapidando no decorrer dos meses, transformando-os em protagonistas. Esses brilhantes estudantes foram responsáveis por grandes revoluções em nossa instituição de ensino.

Graças a trabalho em time dos estudantes Douglas, Slayla, Patrícia, Valcicléia, Maisa e Marília o número de leitores de nossa escola aumentou consideravelmente, uma estatística que mudou o gosto pela leitura de muitos jovens de nossa instituição.
Entre várias conquistas atingidas no decorrer do ano de 2013, uma em destaque foi à seleção de nossa escola para a participação no Circuito Estadual do Programa Superação Jovem ocorrido na cidade de Àguas de Lidóia (SP).

Nosso protagonista Douglas Vieira foi eleito por seus amigos para representar nossa escola. Ele foi nosso embaixador, responsável por compartilhar todo trabalho de incentivo a leitura, desenvolvido com os alunos durante o ano de 2013.
Estamos iniciando uma nova etapa, 2014 será um ano de grandes mudanças e novas ideias estão sendo rascunhadas, metas e prazos estabelecidos, na tentativa de aumentarmos ainda mais nosso público de leitores. 
"Antes eu achava que não era obrigada a conviver com pessoas que eu não gostava, depois que comecei a participar do programa, eu aprendi a gostar e conviver com elas"  (Nathânia)
Nosso grupo está aumentando, e Nathânia uma nova e importante protagonista está mergulhando em nossos projetos nos ajudando a divulgar os projetos para os novos alunos que aterrizaram em nossa escola!




Programa Saúde e Prevenção nas Escolas.


Com a chegada do Carnaval 2014 à grande maioria dos alunos estão animados com as festas que se preparam para os próximos dias. Trata-se de uma festa maravilhosa com intuito de promover a alegria e compartilhar com outras pessoas suas felicidades. Porém, infelizmente algumas pessoas não compartilham somente a beleza, e neste momento aparecem os pontos negativos, entre eles:
* O consumo de álcool. Durante a celebração do carnaval há um aumento bastante considerável no consumo de álcool pela população. Este, por sua vez, traz consigo inúmeros problemas sociais, como a violência familiar, a violência nas ruas, a desintegração familiar, intoxicações, acidentes de trânsito;
* O consumo de drogas. Também há um aumento considerável no consumo de drogas, com consequências similares às produzidas pelo consumo de álcool.
* A proliferação de doenças venéreas. Isto é também uma consequência do ponto anterior. Já que tem muitas pessoas que se excedem no consumo de álcool, a tal ponto de não ser dono de seus atos e serem capazes de cometer os atos mais vergonhosos possíveis. Assim, não é de se surpreender que as doenças venéreas se expandam dentre a população.
* Gravidez indesejada. Diversos estudos realizados em países que celebram o carnaval demonstram que nove meses depois desta celebração, aumenta consideravelmente o número de nascimentos. A gravidez indesejada é outra das terríveis consequências do adultério e da fornicação. Isto desencadeia um problema muito sério para a sociedade: as crianças de rua. Muitas destas crianças são o produto da gravidez indesejada e terminaram vivendo nas ruas, sendo vítimas de incontáveis sofrimentos.
Pensando no futuro de nosso país, nossos estudantes, o “Time Juntos pela Leitura” em parceria com os professores Magali Spagnolo Tavares e Danilo Cesar baseados no programa Saúde e Prevenção nas Escolas promoveram hoje no intervalo dos alunos uma atividade de conscientização contra o uso de Álcool e as Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids.
Durante a mobilização dos alunos, foram apresentados vídeos sobre os perigos do álcool e sobre a importância da camisinha. Os professores também promoveram um bate papo com os alunos sobre as estatísticas e os prejuízos para a vida deles.