segunda-feira, 14 de setembro de 2015

II Mostra de Vídeos e Podcasts

  Mediação e Linguagem 2015
      
     Diante da incontestável importância do papel do professor como mediador em situações de aprendizagem, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, o projeto “Mediação e Linguagem”, desde 2014, vem consolidando a ideia de oferecer apoio ao desenvolvimento do Currículo aos professores de Língua Portuguesa e, também, àqueles que trabalham nas Salas de Leitura e a quem mais se interessar por atividades e projetos diferenciados na escola.

      São sugestões para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, indo além em desdobramentos que permitem estimular, também, a participação de todos os alunos, inclusive daqueles portadores de deficiência, e que incentivam a criatividade e o gosto por variadas formas de expressão artística, por meio do uso dos recursos tecnológicos acessíveis para a produção de filmes, vídeos de animação e podcasts. Essas sugestões apresentam, como ponto de partida, a transposição da linguagem literária para a cinematográfica ou audiovisual, abordando temas diversos, incluindo os transversais.

Disponível em: http://mediacaoelinguagem.wix.com/mediacaoelinguagem#%21sobre-1/c24e5 acesso em 14/09/2015

    Por esse motivo, nossa unidade escolar aceitou o desafio, e realizar uma animação da obra literária: 
"A Culpa é das Estrelas, do autor John Green.

Nossos protagonistas, Arleti Oliveira, Adeniza Fernandes, Gilson Bertanha e Juvercina Silva, foram responsáveis pela elaboração de roteiro, registro fotográfico, desenvolvimento de cenário, produção e edição desse fantástico trabalho que vocês conferem no vídeo abaixo.

 

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Relatório de Leituras do mês de Agosto

Sejam todos bem vindos a Sala de Leitura.



      Retomamos as atividades do segundo semestre com nossos leitores assíduos. Apesar do fluxo de empréstimo menor que nos meses anteriores, iniciamos algumas mobilizações com objetivo de aumentar o número de jovens leitores de nossa unidade escolar.


       Trazemos hoje mais uma conquista para o mês de Agosto, que foi o empate entre os jovens leitores do mês. O mais motivador, foi a presença de nosso ex-aluno José Matheus, que se formou em 2014, porém que continua como nosso leitor, representando nossa comunidade.




       Também é importante ressaltar que nossos professores fazem a diferença em nossa instituição. A professora Heloísa Pini de Educação Física, se destacou como leitora do mês com seu número de livros retirados.
         
      Além de leitora assídua, sempre que pode inicia suas aulas com textos para seus alunos, sendo exemplo e incentivadora do gosto pela leitura. 




  

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

7º Prêmio Educar pela Igualdade Racial e de Gênero

                                                                
      O Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero tem como objetivos iniciais identificar, reconhecer, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam, reconheçam e valorizam a diversidade étnico-racial nas escolas. Desenvolvemos as práticas do Projeto Cidadania Memórias e Tradições Afrodescendentes há alguns anos, e este ano é a primeira vez que nossa escola se inscreveu o prêmio educar. Nenhum valor monetário é capaz de suprir o reconhecimento que recebemos hoje.

Confiram as apresentações que nos indicaram como finalistas do prêmio:



         Segue o e-mail recebido por nossa instituição de ensino:

Congratulações

O “Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade em ambiente escolar” têm como objetivo identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar comprometidas com o reconhecimento, valorização e promoção da diversidade étnico-racial e de gênero.
Enaltecemos a participação da EE Nenê Lourenço selecionada como uma das escolas finalistas, da 7ª Edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero na Categoria Escola - destinada às escolas que realizam boas ações de gestão escolar que contribuam para a Implementação da Lei 10.639/03 e 11.645/08 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
Salientamos que o Prêmio tem abrangência nacional e destaca a inserção de conteúdos sobre a diversidade e relações étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico da escola, nas atividades de formação continuada e nas orientações didáticas, por meio de gestão democrática e mecanismos de participação social, de avaliação e monitoramento.
Sabemos do compromisso da equipe com o desenvolvimento de atividades e práticas pedagógicas que contribuem para a efetiva desconstrução de estereótipos e preconceitos, levando a construção de uma sociedade que respeite e valorize as diferenças.
Parabenizamos a todos da Unidade Escolar  E.E. Nenê Lourenço pela participação no concurso e pela vitória nessa etapa!

Atenciosamente,
Maria Luiza Franco Nery Machado
Dirigente Regional de Ensino

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Relatório de Leituras do mês de Junho

Sejam todos bem vindos a nosso lar de conhecimento. 

     Finalizamos o primeiro semestre com inúmeras conquistas, dentre elas o fantástico fechamento com a apresentação do projeto Regiões do Brasil.

     Trazemos hoje mais uma conquista para o mês de Junho, que foi o número de empréstimos de livros realizados. Nada melhor do que aumentar o número de retiradas para que nossos alunos pudessem viajar por entre as páginas dos livros.


     Aproveitando esse embalo de leituras, deixamos aqui a sugestão de livro para o mês de Agosto.

O Diário de Anne Frank



           Anne Frank e sua família ficaram escondidos em um porão durante a Segunda Guerra Mundial, durante dois anos - Anne tinha treze anos, quando tudo começou, e quinze anos, quando morreu após a família ser descoberta. Mesmo antes da Guerra, Anne já escrevia um diário, hábito que carregou consigo para o esconderijo (chamado de Anexo Secreto). Enquanto estava viva, Anne planejara levar seu diário a público quando a Guerra acabasse, pois tinha a intenção de que todos soubessem o que ela e a família haviam passado naquele período. Manteve um registro organizado de tudo o que acontecia naquele pequeno mundo em que vivia, mas sua morte prematura a impediu de continuar com o plano. Seu pai, que sobreviveu, resolveu publicar seu diário: Anne escreveu de 12/06/1942 a 01/08/1944 e seu diário foi publicado em 1947, em uma versão editada que escondia brigas familiares e o nascer da puberdade/sexualidade dela. O pai de Anne faleceu em 1980 e foi então que o manuscrito completo foi publicado.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Arraiá 2015

Olá Pessoar! Esse é o resultado de nosso “1º Arraiá”. Idealizado com a parceria entre a Sala de Leitura Vinícius de Moraes e toda equipe docente, teve como tema: “REGIÕES DO BRASIL”.





Nosso objetivo foi à promoção do protagonismo juvenil, uma vez que cada sala foi responsável pela exposição de músicas, comidas típicas, danças, decoração e trajes. A ideia foi apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está divido, salientando que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do país, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território brasileiro.
Todo o processo de elaboração, organização e desenvolvimento das atividades foi avaliado durante o mês de Junho, e a equipe campeã terá direito a uma premiação especial a ser divulgada em agosto. Abaixo segue o resultado:


O resultado foi um sucesso aqui na E. E. Nenê Lourenço. Confiram as imagens na integra em nossa fanpage:

sexta-feira, 19 de junho de 2015

O homem de cabeça de papelão - João do Rio

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, celular, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Com objetivo de fortalecer o incentivo a Leitura, nosso Projeto de Leitura Inicial realizadas pelos professores no início da cada aula, vem diariamente promovendo a Leitura programada.
A leitura programada é uma situação didática adequada para discutir coletivamente um título considerado difícil para a condição atual dos alunos, pois permite reduzir parte da complexidade da tarefa, compartilhando a responsabilidade. A Sala de Leitura segmenta a obra/texto em partes em função de algum critério, propondo a leitura sequenciada de cada uma delas. 
Durante o primeiro semestre, nossos alunos realizaram a leitura do Livro Histórias de Humor, totalizando 9 contos brasileiros.

Histórias de Humor - Editora Scipione

Em média, cada brasileiro lê apenas três a quatro livros por ano, e através desse projeto desenvolvido pelo ambiente Sala de Leitura, acreditamos que ao término do ano, cada um dos alunos de nossa Escola, tenho lido, automaticamente, através das leituras iniciais, no mínimo 4 livros, durante todo o ano letivo.

Durante a semana de 22 a 26 de Junho de 2015, o texto escolhido será "O Homem da Cabeça de Papelão", do autor João do Rio.

O Conto, relata a história de Antenor, um jovem de ideologias próprias e verdades ofensivas. Esse rapaz, filho de boa família, agira sempre em desacordo com a norma dos seus concidadões, desde menino só dizia a verdade. Não a sua verdade, a verdade útil, a verdade verdadeira.

Leia o texto completo no link:

Esse texto, nos leva a uma reflexão sobre nossas ideologias e como somos esmagados pelas regras de nossa sociedade.


Para aprofundar nossa reflexão, aproveitem e confiram ao vídeo "Cidadão de Papelão", do grupo musical O Teatro Mágico!







sábado, 13 de junho de 2015

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".
Como forma de promover essa tradição, o Time da Comunicação desenvolveu durante os intervalos do período diurno e noturno um Correio Elegante.

Cartão comemorativo do Dia de São Valentim, publicado em 1883 nos Estados Unidos
 Confiram as fotos em nossa fanpage:

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Feedback do Projeto Caixa Literária com alunos do 3º Ano A

           O Projeto Caixa literária, possibilita aos alunos ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações.

A Caixa Literária busca a valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.

             Nossos alunos da 3º Série A do período Diurno foram desafiados a escolher um livro em nossa Sala de Leitura em 19/03/2015 e tiveram praticamente 60 dias para realizar a leitura e compartilhar suas experiências com a leitura.
        Confira abaixo o resultado deste trabalho:







segunda-feira, 8 de junho de 2015

Relatório Mensal de Leitura

         Chegamos ao mês de junho, o nosso mês. Ao período que o nosso sangue corre mais rápido, mais quente, assim como a fogueira que nos aquece nessa época. Estamos organizando um projeto interdisciplinar com o tema "Festa Junina", aguardem.

          
    Enquanto isso, queremos parabenizar todos nossos alunos leitores durante os últimos 4 meses, que navegaram através dos livros retirados em nossa biblioteca.
Relatório de Empréstimo de Livros 1º e 2º Bimestre de 2015 - E. E. Nenê Lourenço



 






quarta-feira, 20 de maio de 2015

CURSO DE INGLÊS ONLINE GRATUITO

CURSO DE INGLÊS ONLINE GRATUITO

Clique no link abaixo e faça sua inscrição.

http://evesp.edunet.sp.gov.br/inglesonline/inscricao/default.aspx



Inscrições para o curso de espanhol online da Evesp são prorrogadas
Interessados poderão se inscrever no curso gratuito até o dia 31 de maio
SAIBA MAIS
O prazo para os alunos dos Anos Finais doEnsino Fundamental, doEnsino Médioe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se inscreverem no curso online de espanhol, oferecido pela Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), em parceria com a Universia Brasil, foi prorrogado até o próximo dia 31 de maio.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Evesp. No total, são 3,6 mil vagas. As aulas podem ser feitas no computador de casa - basta ter acesso à internet - ou na própria unidade de ensino em uma das salas doAcessa Escola. Toda a plataforma é autoexplicativa. Ao todo, são dez módulos com carga horária de 60 horas, e cada um deles é disponibilizado quando o estudante atinge 80% de acerto na avaliação do módulo anterior. A plataforma fica disponível 24 horas por dia.
Ao longo do curso, os participantes desenvolvem as habilidades da fala, leitura e escrita no idioma. O conteúdo tem ainda como foco situações do cotidiano e abrange a gramática da língua espanhola, incluindo tempos verbais, adjetivos e advérbios. O aluno que concluir todas as etapas recebe diploma.
As aulas para os alunos que se inscreveram até o dia 26 de abril começaram no dia 1º de maio. Para os alunos que se inscreveram até hoje, as aulas começam nesta terça-feira (12). Já para os alunos que se inscreverem até o final do novo prazo estabelecido, as aulas começam em junho.
Acesso para ex-alunos
Além dos estudantes matriculados neste ano na rede, os egressos também podem participar do programa. Para tanto, precisam comprovar a autenticidade e a veracidade de seus Históricos Escolares (Carimbo de Visto Confere, Lauda no Suplemento do Diário Oficial ou número GDAE Concluinte).
Aqueles que ainda não tiverem a sequência numérica R. A. (Registro do Aluno), podem enviar e-mail para sua a escola ou para a Diretoria de Ensino, com nome completo e RG, para que a equipe do Núcleo de Vida Escolar (NVE) faça manualmente a inserção do RA no Cadastro de Alunos.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Homenagem ao dia das Mães!

              Ouvi um dia alguém dizendo que “Um homem ama ao seu primeiro amor mais que a qualquer outro, ama a sua mulher melhor que ninguém, e ama a sua mãe por mais tempo que a nenhuma outra pessoa”.
  Através dessa reflexão, nossa escola reforçou mais uma vez o alicerce primordial da vida de uma pessoa, que é nossa Mãe.
A importância da família, e a construção de valores que hoje não são mais essenciais dentre todos os meios de comunicação que insistem em vulgaridades e banalidades diariamente. 
Como tentativa de reconstruir, reconhecer e valorizar a importância dos valores humanos, nós desenvolvemos durante os meses de Março e Abril, homenagens que foram prestadas na última quinta-feira (07//5/2015) para toda nossa comunidade de Ribeirão Corrente, em celebração ao dia das mães.


Apresentações Realizadas pelos Alunos.

58 Mães estiveram presentes durante a apresentação, juntamente com seus filhos, pais, e outros membros da comunidade.

Alunos durante as apresentações.

Nossa apresentadora Mariana Bertanha, do time da Comunicação organizando a sequência das atividades.


Confiram todas as fotos do evento em nossa página do facebook:
https://www.facebook.com/timedacomunicacao



     Dentre as apresentações realizadas durante o dia das mães, a comédia "Terapia Familiar", de Betho Ragusa, foi responsável por provocar inúmeras risadas da platéia.



Terapia Familiar de Betho Ragusa*



     O enredo conta a história de uma familia comum, que possui, uma adolescente desgostosa da vida, Mary. Ela inscreve a família toda numa terapia pra lá de maluca. E nem a empregada escapa. Com o tempo fica evidente que faltava na família coisas essenciais: respeito, paciência e diálogo. E os segredos acabam caindo por terra, pelas mãos da pessoa mais improvável... 

        *Betho Ragusa nasceu em Machado-MG, Ator e roterista. É inspirado pelos escritores Edgar Allan Poe, J.R. R. Tolkein, Stephen King, C. D. Lewis, Sidney Sheldon, Ariano Suassuna, Júlio Rocha, Rubem Alves e pelos cineastas Claúdio Torres, Tim Burton, Guilhermo Del Toro, James Cameron, Pedro Almodóvar e Jason Friedberg. Atualmente escreve os contos de fantasia que serão todas as histórias pregressas de sua primeiro livro de fantasia entitualado “O Homem que Plantava Medros”, usando o Folclore Nacional como base. Atualmente mora em São Paulo onde estuda Teatro, Tv e cinema.




segunda-feira, 11 de maio de 2015

Resumo da semana!

   Para iniciarmos nossa semana, como Leitura para o ATPC, realizamos uma reflexão sobre a entrevista do Psiquiatra Içami Tiba, ao programa Provocações, exibido pela TV Cultura em 22/07/2014.



   Nesse vídeo discutimos sobre nosso papel de professor, da nova teoria de "conectivismo", em nós professores não somos os únicos detentores do conhecimento.

          Entre os dias 11 e 15 de Maio de 2015, a Leitura Inicial realizada pelos professores em sala de aula, tem como tema, o Conto de Aluísio de Azevedo intitulado "Polítipo". 





...Polítipo, conta a historia de um jovem infeliz, que se suicidou, pois não tinha fisionomia própria, tinha um pouco de toda gente, tinha cara de tudo e não tinha cara de nada. Era ele sempre o mais assustado, o mais polido e o mais suspeito dos desordeiros, não conseguia atravessar um quarteirão a cada passo, sem ser interrompido por várias desconhecidas, que lhe davam palmadas no ombro e na barriga. E tudo isto ia o infeliz suportando, sem nunca ter em sua vida a menos culpa. Boaventura no necrotério cujo o amigo dele foi por acaso, encontrou varias pessoas em frente daquele cadáver que o conhecia ou parecia um parente de cada um deles, aonde ele só foi compreender que todo mundo o reconheceu menos ele, o triste Boaventura da Costa...


       Este projeto de leitura inicial tem como objetivo principal levar a leitura para o contexto dos alunos, com textos literários, de uma linguagem rica. Ao término do ano, todos os alunos da escola, através das leituras diárias realizadas pelos professores, terão lido automaticamente, ao menos duas ou três obras literárias completas. 



Prateleira Leitura no Intervalo é atualizada semanalmente com Revistas e Jornais para que os alunos possam estar contextualizados com temas atuais. Ela recebeu na semana passada, os trabalhos com Máscara, realizados pela professora Margarete com seus alunos, que foram expostos em nosso ambiente de leitura.




Relatório Mensal de Leituras!

           Olá pessoal, chegamos ao início do mês de Maio. É com imensa satisfação que compartilhamos os resultados atingidos durante todo o mês de Abril.

Frequência diária dos alunos a Sala de Leitura, tanto no período de aulas, como no período contrário para os ensaios das apresentações para o dia das mães, grupo de estudos, pesquisas e retirada de livros.

Em Abril, atingimos 58 empréstimos, sendo 26 títulos.



segunda-feira, 4 de maio de 2015

Serpente de Faraó!

Serpente de Faraó

“Serpente de Faraó” é o nome dado a uma experiência clássica de Química em que se queima o tiocianato de mercúrio (Hg(SCN)2). A partir de uma pequena amostra, começam a crescer estruturas semelhantes a uma cobra de cinzas.
No entanto, essa é uma experiência que não pode ser realizada em sala de aula, pois libera vapores bastante perigosos. Mas existe uma alternativa de experimento que tem um efeito visual um pouco menor que esse, mas que também é interessante.
Como alternativa segura, utilizamos basicamente bicarbonato de sódio, açúcar, álcool combustível e areia.
Quando a sacarose queima, ocorre a sua combustão completa e, assim como ocorre com todos os compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, os produtos liberados são dióxido de carbono e água. Ocorre também a decomposição térmica do bicarbonato e a combustão incompleta da sacarose, em que um dos produtos é o carbono, constituinte do carvão. É por isso que se forma a estrutura de cor preta. O gás carbônico liberado tanto na combustão completa da sacarose quanto na decomposição do bicarbonato faz a estrutura de carbono inflar, crescendo, resultando no efeito de uma serpente subindo.


Experimento realizado com os alunos do 3º A - Professora Juliana Romero



Experimento realizado com os alunos do 3º B - Professora Juliana Romero



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Relatório de Leituras

  • Chegamos ao início de mais um mês! Hoje é 1º de Abril, mais conhecido como Dia da Mentira. Nossos resultados até parecem mentira, pois como vocês podem acompanhar em nossos registros o número de empréstimos triplicou de Fevereiro para Março. Foram 60 livros retirados pelos alunos no mês de Março, contra, apenas 20 Livros no mês de Fevereiro.
Fruto do trabalho realizado pelos nossos Jovens protagonistas e Ambiente de Sala de Leitura.



    O Projeto Leitura no Intervalo, disponibiliza revistas e dicas de livros para todos alunos, no pátio da escola.
  • Continuamos com as atividades desenvolvidas durante o mês, entre elas o ensaio da peça “Terapia Familiar de Betho Ragusa”, que será exibida no dia das mães.
Peça Terapia Familiar!
 Nosso objetivo para o mês de Abril é manter o número de empréstimos, e continuar o desenvolvimento do Projeto Dia das Mães, que será apresentado no mês de Maio.

Abraço a todos que nos acompanham, e nos se esqueçam de deixar seu comentário!





Por que 1º de abril é o dia da mentira?

             

A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano- novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior - apelidados de "bobos de abril" - presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-1-de-abril-e-o-dia-da-mentira acesso em 01/04/2015

segunda-feira, 23 de março de 2015

Leitura Inicial para todas as salas

Leitura Inicial - Terça 24/03 (Parte 1/4) - Sala de Leitura Vinícius de Moraes - Prof. Danilo Cesar 

Caso de secretária

Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos! Mas no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e, entretanto o lembrava. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.
Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocochô : o carinho da secretária não curava , abria mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.

 Leitura Inicial - Quarta 25/03 (Parte 2/4) - Sala de Leitura Vinícius de Moraes - Prof. Danilo Cesar 

Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.
-O Senhor vai comemorar em casa ou numa boate?
Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar por aí à noite, solitário, como o lobo da estepe.
- Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos - insinuou ela, discretamente.
E não é que podia mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentido - o pessoal lá de casa pouco tá ligando -, teria horas amenas, em companhia de uma mulher que - reparava agora -era bem bonita.

 Leitura Inicial - Quinta 26/03 (Parte 3/4) - Sala de Leitura Vinícius de Moraes - Prof. Danilo Cesar 

Daí por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritório. Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente. Conteve-se, no prazer ansioso da espera.
- Onde você prefere ir? - perguntou, ao saírem.
- Se não se importa, vamos passar primeiro em meu apartamento. Preciso trocar de roupa. Ótimo, pensou ele; - faz-se a inspeção prévia do terreno, e, quem sabe?
- Mas antes quero um drinque, para animar - ele retificou.
Foram ao drinque, ele recuperou não só a alegria de viver e fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso, remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.

 Leitura Inicial - Sexta 27/03 (Parte 4/4) - Sala de Leitura Vinícius de Moraes - Prof. Danilo Cesar

No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater- e o sorriso dele, dizendo isto, era uma promessa de felicidade.
Ele nem percebeu ao certo se estava arrumando ou se desarrumando, de tal modo os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda abriu a porta do quarto. Lá dentro, sua mulher e seus filhinhos, em coro com a secretária, esperavam-no cantando "Parabéns pra você".