O processo de leitura necessita
ser exercitado de forma continua porque é através prática que o leitor passivo se
transformará em crítico. Desta forma, o ambiente escolar é fundamental para que
esse processo ocorra de forma a estimular o aluno, sendo indispensável à
presença de um ambiente onde esse processo possa ocorrer.
Com essa filosofia,
nosso projeto Caixa Literária percorre salas de aula da E. E. Nenê Lourenço em
busco do desenvolvimento leitor de nossos alunos.
Assim como vários
professores de nossa unidade que apoiam nossa ideia, o professor Reginaldo
Ricco Alves, responsável pela disciplina de Filosofia, ofereceu um espaço em
suas aulas para que pudéssemos desenvolver o projeto. A primeira sala visitada
foi a 1º Série A, e os alunos foram 100% receptivos, participando, compartilhando
leituras anteriores e discutindo sobre o tema.
A formação do leitor
ideal constitui o maior desafio para os estudantes. De fato, aprender a ler
envolve diversos fatores. O texto deve despertar um certo sentimento no leitor.
Este, por sua vez, poderá tornar-se um leitor ideal, tendo como parâmetro o que
Marisa Lajolo (1984) chama de leitor maduro, ou seja, aquele que é capaz de
deslocar e alterar o significado de tudo o que leu, assim tornará mais profunda
a sua compreensão dos livros, dos povos e da vida. Por isso, a leitura deve ser
vista como uma fonte inesgotável de pesquisa e não como uma simples
decodificação de símbolos gráficos.
Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aimportancia.pdf
acesso em 29/03/2016
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