terça-feira, 29 de março de 2016

Caixa Literária

O processo de leitura necessita ser exercitado de forma continua porque é através prática que o leitor passivo se transformará em crítico. Desta forma, o ambiente escolar é fundamental para que esse processo ocorra de forma a estimular o aluno, sendo indispensável à presença de um ambiente onde esse processo possa ocorrer.
Com essa filosofia, nosso projeto Caixa Literária percorre salas de aula da E. E. Nenê Lourenço em busco do desenvolvimento leitor de nossos alunos.




Assim como vários professores de nossa unidade que apoiam nossa ideia, o professor Reginaldo Ricco Alves, responsável pela disciplina de Filosofia, ofereceu um espaço em suas aulas para que pudéssemos desenvolver o projeto. A primeira sala visitada foi a 1º Série A, e os alunos foram 100% receptivos, participando, compartilhando leituras anteriores e discutindo sobre o tema.
A formação do leitor ideal constitui o maior desafio para os estudantes. De fato, aprender a ler envolve diversos fatores. O texto deve despertar um certo sentimento no leitor. Este, por sua vez, poderá tornar-se um leitor ideal, tendo como parâmetro o que Marisa Lajolo (1984) chama de leitor maduro, ou seja, aquele que é capaz de deslocar e alterar o significado de tudo o que leu, assim tornará mais profunda a sua compreensão dos livros, dos povos e da vida. Por isso, a leitura deve ser vista como uma fonte inesgotável de pesquisa e não como uma simples decodificação de símbolos gráficos.


quarta-feira, 23 de março de 2016

Leitura no Intervalo

Considerando a força transformadora que a leitura possui, é que reafirmamos a importância do projeto Leitura no Intervalo, envolvendo todos os alunos da E. E. Nenê Lourenço do Ensino Médio, com intuito de incentivar e promover momento de leitura, informação e descontração.

                               Promovemos sugestões de leitura e empréstimos de livro durante o intervalo dos alunos

Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.


Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves.

terça-feira, 22 de março de 2016

"Entrada para Raros"

Os saraus literários voltaram a florescer em diversos espaços por todo o país. Com essa inspiração e aproveitando o gosto pela brincadeira com palavras e rimas, nossa sala de 
Leitura irá organizar um Sarau.

Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/605/realizar-um-sarau-com-a-turma.html acesso em 22/03/2016


          Nosso Sarau "Entrada para Raros" é inspirado na banda “O Teatro Mágico”


O Teatro Mágico está crescendo porque as pessoas estão colaborando. Elas nos ajudam a compor, e podem tirar fotos e gravar vídeos para o nosso site. Para nós, essa interação é muito importante: o público alimenta a trupe e a gente responde. É essa a fórmula que faz acontecer
Teatro Mágico (OTM) é um grupo musical brasileiro formado em 2003 na cidade de 

Osasco, São Paulo, criado por Fernando Anitelli. OTM é um projeto que reúne elementos 

do Circo, do Teatro, da Poesia, da Música, da Literatura, da política e do cancioneiro 

popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma 

apresentação.


Time Juntos Pela Leitura 2016 Revitalizando e planejando nosso Sarau "Entrada Para Raros"



terça-feira, 15 de março de 2016

Dia da Mulher


Uma reflexão acerca da menina mulher contemporânea”


Compreendemos a importância do papel da mulher na sociedade e o quão difícil foi, e continua sendo, esse processo de valorização da imagem feminina desde o passado remoto até os dias de hoje. É preciso que a escola esteja envolvida nessa luta, seja divulgando as leis, os instrumentos e as entidades de apoio à mulher em todos os níveis; seja discutindo os problemas que as mesmas enfrentam na comunidade; seja elaborando eventos e projetos que incentivem a conscientização dos seus direitos e deveres, além da participação no trabalho por mudanças.


Nosso Objetivo foi contribuir para o reconhecimento da figura feminina na literatura, mostrando às jovens que a história de nosso país está recheada de heroínas, famosas ou anônimas.

Amor Exigente, um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Elas promoveram uma reflexão sobre os pecados capitais para as alunas do período da tarde. 

No período noturno, contamos com o profissionalismo das psicólogas Mayara e ............., que promoveram uma discussão crítica sobre a jovem mulher.


Contextualizando o tema, a Sala de Leitura, propôs que a temática dos cartazes exprimissem mulheres que se destacam como escritoras, com intuito de promover um maior empréstimo de livros, apresentando obras de inúmeras escritoras tanto de literatura nacional como de literatura estrangeiras.

´
Empréstimos de livros no Intervalo

terça-feira, 1 de março de 2016

Empréstimos de Livros de Fevereiro

Brasileiro longe de ser o leitor ideal


Em maio de 2015, o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel), que vem publicando relatórios mensais sobre a venda de livros no Brasil, revelou que os livros de colorir estavam salvando o mercado editorial brasileiro, tendo movimentado mais de R$ 25 milhões até a data. O número atesta o posicionamento do Brasil na 27ª colocação de um ranking sobre os hábitos de leitura de 30 países. De acordo com pesquisa realizada pela agência britânica NOP World, o brasileiro dedica, em média, apenas 5 horas por semana para a leitura de livros.


Fascinante! A aprendizagem da leitura sempre se apresenta intencionalmente como algo mágico, senão enquanto ato, enquanto processo da descoberta de um universo desconhecido e maravilhoso. Parodiando Paulo Freire: "ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo". Refletindo melhor se poderia dizer: ninguém ensina ninguém a ler. O aprendizado é, em última instância, solitário, embora se desenvolva na convivência, cada vez mais com os outros e com o mundo, naturalmente!

Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se), promovendo a sua transformação e a do mundo. Pode praticar o exercício dialético da libertação.




Quando lemos um livro, além de nos divertirmos, também tentamos entender a ideia do autor, através de uma análise de sua obra. 

Ele nos diz o porque, o quando e o como da história.
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas